Qual o motivo das atividades de formação de frases: o início do processo de produção textual
Ao iniciarmos o trabalho solicitando que o estudante forme frases, é importante que tenhamos em mente exatamente o que queremos que ele aprenda com esse assunto. Por que eu quero que ele elabore frases? Que tipo de frase eu preciso que ele faça? Essas perguntas são realizadas e respondidas através do nosso planejamento.
Atividades de formação de frases é o início do trabalho para a formação de um texto maior, onde o aluno começa sua formação enquanto autor e produtor de conhecimentos, concretizando-os em uma folha de papel. Esta é a chamada "produção textual".
Ao professor, cabe estimular e fazer com que o seu aluno possa refletir em cada palavra que a criança colocará no papel. Não adianta que ela apenas escreva: "A laranja é boa." É necessário que esta frase seja contextualizada, ou seja, verificar o porquê o aluno disse que a laranja é boa. Para isso, elaborar algumas perguntas como: Como você sabe que a laranja é boa? Você já provou? Onde? Quando? Vocês fizeram suco ou foi in natura?
Quando o aluno responde a estas perguntas, inicia-se o processo de produção textual, pois ele reflete o todo, tendo condições de produzir uma frase onde se compreende o contexto em que esta está inserida.
Sobre a atividade:
As cores são grandes atrativos na hora de passar uma atividade para nossos alunos, principalmente na fase de alfabetização, onde eles estão descobrindo as letras e amam tudo o que aprendem.
Em anexo, fiz uma atividade para servir de base para o trabalho de produção de frases iniciando com a letra L.
Você pode imprimir como está ou aprimorar do seu jeito!
Atividade para o primeiro ano, alinhada à BNCC.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
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