Atividade de produção de frases com a letra L. Para imprimir



Qual o motivo das atividades de formação de frases: o início do processo de produção textual


    Ao iniciarmos o trabalho solicitando que o estudante forme frases, é importante que tenhamos em mente exatamente o que queremos que ele aprenda com esse assunto. Por que eu quero que ele elabore frases? Que tipo de frase eu preciso que ele faça? Essas perguntas são realizadas e respondidas através do nosso planejamento.
    Atividades de formação de frases é o início do trabalho para a formação de um texto maior, onde o aluno começa sua formação enquanto autor e produtor de conhecimentos, concretizando-os em uma folha de papel. Esta é a chamada "produção textual".
    Ao professor, cabe estimular e fazer com que o seu aluno possa refletir em cada palavra que a criança colocará no papel. Não adianta que ela apenas escreva: "A laranja é boa." É necessário que esta frase seja contextualizada, ou seja, verificar o porquê o aluno disse que a laranja é boa. Para isso, elaborar algumas perguntas como: Como você sabe que a laranja é boa? Você já provou? Onde? Quando? Vocês fizeram suco ou foi in natura? 
    Quando o aluno responde a estas perguntas, inicia-se o processo de produção textual, pois ele reflete o todo, tendo condições de produzir uma frase onde se compreende o contexto em que esta está inserida.






Sobre a atividade:


    As cores são grandes atrativos na hora de passar uma atividade para nossos alunos, principalmente na fase de alfabetização, onde eles estão descobrindo as letras e amam tudo o que aprendem.
    Em anexo, fiz uma atividade para servir de base para o trabalho de produção de frases iniciando com a letra L.
    Você pode imprimir como está ou aprimorar do seu jeito!

Atividade para o primeiro ano, alinhada à BNCC. 

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊


Este arquivo foi produzido por psicopedagoga Lilian Lopes e este material está sendo cedido para uso pessoal do educador. Não é autorizado a postagem em sites, blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de Whatsapp sem autorização prévia da autora. Caso queira indicar este arquivo para outro educador compartilhe o link 


O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, páginas/ perfis sociais sem autorização prévia do autor, incorre em violação de direito autoral conforme Lei n. 184. Agradeço a compreensão





Postar um comentário

0 Comentários