Atividade de Antecessor e Sucessor - Para imprimir


Atividades com antecessores e sucessores são apresentadas à crianças desde a Educação Infantil, pela importância da compreensão da sequência numérica.




    É imperativo que elaboremos atividades diferenciadas, pois não podemos repetir a mesma todos os anos. Inclusive, existem diversas novidades constantemente na área numérica. Desde muito pequenos ensinamos nossos alunos que os números possuem uma sequência lógica que deve ser seguida, e conforme o adiantamento dos anos escolares, nos aprofundamos ainda mais.
Inicialmente, as crianças não compreendem que o número também tem relação com a quantidade, e o papel do professor é orientar nessas questões pedagógicas e no caminho a ser seguido. 

 


      antecessor, sucessor, atividade para imprimir de matemática, 4º ano, 3º ano

Sobre a atividade

Nesta atividade temos um trabalho que deve ser impresso, se possível, de forma colorida, ou de forma que os próprios alunos devem pintar (por exemplo, baixar desenhos em preto e branco, apenas com os contornos externos. 

Deve-se ler o enunciado, mostrando a importância da sequência numérica;

Pintar os desenhos;

Realizar as atividades com a ajuda da professora.

·      

Aspectos trabalhados 

 

Esta atividade, apesar de ser simples, mostrará o sistema numérico e desenvolverá a coordenação motora fina, através da escrita e de se colorir.

O cotidiano também é trabalhado, pois o aluno observará que sua casa é a "determinada" casa, de "determinada" rua, portanto, ela é especial. 

Outro aspecto que trabalhamos nesta atividade é a leitura e a escrita de forma geral, uma vez que ele precisará ler o enunciado para responder as atividades.

Também trabalhamos o raciocínio lógico e noções espaciais e resoluções dos problemas.

Noção de ordenação e quantificação.

 

 Sugestões de Didáticas:

No início da aula o professor relembra sobre antecessores e sucessores, pode mostrar as sequências numerais relacionando com o cotidiano, por exemplo, além das casas de nossa rua, o número de classe em nossa escola, o número de alunos em nossa sala, etc. 

Peça que os alunos de exemplos de onde aparecem números em sequência. Em seguida, solicite que façam a atividade. A correção pode ser de forma coletiva (para que todos participem) ou individualmente.

 

 

Habilidades alinhadas a BNCC:


Unidade temática

Objeto do conhecimento

Habilidade relacionada

Conhecimentos Específicos

 

 

Números

 

Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens

 

 

(CG.EF04MA01.s) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

-    Reconhece a sequência de números naturais até a ordem das dezenas de milhar;

-  Lê números naturais até a ordem de dezenas de milhar;

-  Escreve, por extenso, números naturais até a ordem de dezenas de milhar, observando a relação entre classes e ordens;

-  Ordena os números naturais de até 5 ordens.


·        


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊

 

Para baixar o molde em PDF clique abaixo:




www.psicopedagogalilianlopes.com.br  

O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, páginas/ perfis sociais sem autorização prévia do autor, incorre em violação de direito autoral conforme Lei n. 184. Agradeço a compreensão.


Postar um comentário

0 Comentários