Gêneros textuais
Gêneros textuais são estudados constantemente no contexto escolar, porém, por vezes, não se compreende sua importância para o cotidiano do nosso educando.
É de suma importância que a criança saiba identificar os diversos tipos de texto existentes em nossa Língua Portuguesa, trabalhando para a correta interpretação dos mesmos, pois, assim, pode-se formar cidadãos, não apenas letrados, mas que também tenham letramento.
Abaixo, coloco um exemplo de atividade com o tema acima citado, elaborado de forma a auxiliar nesse processo educativo, principalmente por ser feita de forma lúdica, com "caça-palavras".
E por que utilizar o caça-palavras?
Qualquer criança (ou até adulto) se encanta quando o assunto é jogar. Cada um em sua respectiva idade, faz do "brincar" uma oportunidade para se distrair e se divertir, no entanto, sabemos que, ao propor um jogo para o aluno, temos vários objetivos e o principal deles é a aprendizagem. Kishimoto (1996) ressalta que:
O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre que engloba uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos. (KISHIMOTO, 1996 p. 26).
Portanto, o professor deve sempre utilizar o jogo como meio de aprendizagem e socialização para seu aluno.
O caça-palavras é uma ótima alternativa, pois o trabalho com o lúdico neste tipo de atividade, desenvolve várias áreas como o desenvolvimento do vocabulário e a melhor aprendizagem da ortografia, pois a criança necessita procurar as letras corretamente para finalizar a atividade.
Habilidade na BNCC
Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), está prevista o trabalho sobre os gêneros textuais, de acordo com cada etapa de ensino. Destaco, abaixo, a habilidade geral para o tema, dos 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Baixe aqui
Este arquivo foi produzido por psicopedagoga Lilian Lopes e este material está sendo cedido para uso pessoal do educador. Não é autorizado a postagem em sites, blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de Whatsapp sem autorização prévia da autora. Caso queira indicar este arquivo para outro educador compartilhe o link
O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, páginas/ perfis sociais sem autorização prévia do autor, incorre em violação de direito autoral conforme Lei n. 184. Agradeço a compreensão
0 Comentários
Obrigada por contribuir com nosso blog!