Jogo da Roleta - para editar

 Jogo da Roleta no Power Point - para editar e jogar 


    Com o passar do tempo, os professores compreenderam como é importante o trabalho lúdico na educação, principalmente na fase de alfabetização. A palavra lúdico tem sua origem no grego e significa brincar/jogar. Por isso que, por vezes, os jogos na sala de aula são confundidos com "brincadeiras" , as quais não teriam importância no aprendizado do aluno. 
    Contudo, diversos estudos vem mostrando que o lúdico faz o trabalho educativo se tornar mais fluido, mais significativo, fazendo com que o estudante compreenda melhor os conteúdos ensinados. 
    A Educação Infantil vem trabalhando o lúdico durante praticamente toda sua existência, mas observa-se que em todas as fases as brincadeiras e os jogos são necessários para o aprimoramento educacional. Para Piaget:


Os jogos e as atividades lúdicas tornam-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só e possível, a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita, transformando essas atividades lúdicas, que é o  concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato (PIAGET, 1994, p. 19)


    Por isso, inserir os jogos em atividades escolares diárias é de suma importância para estimular a criatividade e tornar o cotidiano escolar mais produtivo.


Sobre a atividade: 

    Elaborei um JOGO DA ROLETA, o qual você pode baixar e editar conforme a necessidade da sua aula. Poderá ser enviada para os alunos não apenas para atividades remotas, mas quando as aulas presenciais voltarem poderá ser jogada no próprio notebook, valendo prêmios, por exemplo. 

    Fiz um vídeo explicando como modificar sua roleta e jogar e coloquei no YouTube: www.youtube.com/psicopedagogalilianlopes


                                                 Jogo da roleta / da sorte para editar e jogar com seus alunos / estudantes


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊



 Este arquivo foi produzido por psicopedagoga Lilian Lopes e este material está sendo cedido para uso pessoal do educador. Não é autorizado a postagem em sites, blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de Whatsapp sem autorização prévia da autora. Caso queira indicar este arquivo para outro educador compartilhe o link 


O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, páginas/ perfis sociais sem autorização prévia do autor, incorre em violação de direito autoral conforme Lei n. 184. Agradeço a compreensão


Postar um comentário

1 Comentários

Obrigada por contribuir com nosso blog!