Diário de férias (para a volta às aulas ou para agora)

    Amo muito trabalhar e estar com meus pequenos. Mas também amo as férias! Por alguns dias consigo me desligar dos desafios escolares e pensar em mim e em minha família, além de colocar em ordem meu lar (principalmente o guarda-roupa e as gavetas). 

    Férias deveriam passar um pouco mais devagar, vocês não acham? Normalmente são inesquecíveis, cada uma com sua peculiaridade. Não sei a de vocês, mas cada parada dessas tenho uma história para contar.

    Então, pensei em alguma coisa para eternizar estes momentos dos nossos pequenos: Um diário de férias.


Por que escrever um diário?


    Para os alunos, é uma grande brincadeira, além de relembrar momentos incríveis de convivência extraclasse, agora, para nós professores, é uma forma de sondagem para verificar o nível de escrita e de leitura de cada estudante e também incentivá-los a realizar produção de texto. A partir disso, pode-se traçar objetivos a serem alcançados para o estudo da Língua Portuguesa e outras disciplinas. 
    Também podemos incentivar nossos alunos a leitura para os outros colegas ou para si mesmo.

diário de férias escolares, diário escolar, diário das férias da escola


querido diário, diário de férias, o que eu fiz nas férias da escola






Habilidades na BNCC


1º ano
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

2º ano
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF02LP14) Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

3º ano
(EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

4º ano
(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

5º ano
(EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

3º ao 5º ano
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.


Como trabalhar esta atividade?


    Você poderá imprimir em preto e branco ou colorido e entregar para o seu aluno. Ou então já iniciar agora nas férias, enviando pelas plataformas digitais que utilizamos durante o ensino remoto. Faça um vídeo explicando a importância de escrever sobre suas férias e envie para o aluno. Inclusive, tenho um tutorial mostrando como inserir vídeo em atividades remotas e já responder na própria página, de forma interativa. Se você quiser assistir CLIQUE AQUI
    Se você for imprimir, baixe no link abaixo. Está em formato PDF.
    Espero que vocês gostem. Um beijo e ótimo trabalho!


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊


                                                                    

Postar um comentário

0 Comentários