Amo muito trabalhar e estar com meus pequenos. Mas também amo as férias! Por alguns dias consigo me desligar dos desafios escolares e pensar em mim e em minha família, além de colocar em ordem meu lar (principalmente o guarda-roupa e as gavetas).
Férias deveriam passar um pouco mais devagar, vocês não acham? Normalmente são inesquecíveis, cada uma com sua peculiaridade. Não sei a de vocês, mas cada parada dessas tenho uma história para contar.
Então, pensei em alguma coisa para eternizar estes momentos dos nossos pequenos: Um diário de férias.
Por que escrever um diário?
Para os alunos, é uma grande brincadeira, além de relembrar momentos incríveis de convivência extraclasse, agora, para nós professores, é uma forma de sondagem para verificar o nível de escrita e de leitura de cada estudante e também incentivá-los a realizar produção de texto. A partir disso, pode-se traçar objetivos a serem alcançados para o estudo da Língua Portuguesa e outras disciplinas.
Também podemos incentivar nossos alunos a leitura para os outros colegas ou para si mesmo.
Habilidades na BNCC
1º ano
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente
ou por ditado, palavras e frases de forma
alfabética – usando letras/grafemas que
representem fonemas.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita
alfabética como representação dos sons da
fala.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das
palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os
colegas e com a ajuda do professor, cantigas,
quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas,
dentre outros gêneros do campo da vida
cotidiana, considerando a situação comunicativa
e o tema/assunto/finalidade do texto.
2º ano
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto,
grafia correta de palavras conhecidas ou
com estruturas silábicas já dominadas,
letras maiúsculas em início de frases e em
substantivos próprios, segmentação entre as
palavras, ponto final, ponto de interrogação e
ponto de exclamação.
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos
curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as
palavras ao escrever frases e textos.
(EF02LP14) Planejar e produzir pequenos
relatos de observação de processos, de
fatos, de experiências pessoais, mantendo
as características do gênero, considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto do
texto.
3º ano
(EF03LP13) Planejar e produzir
cartas pessoais e diários, com
expressão de sentimentos
e opiniões, dentre outros
gêneros do campo da vida
cotidiana, de acordo com
as convenções dos gêneros
carta e diário e considerando
a situação comunicativa e o
tema/assunto do texto.
4º ano
(EF04LP11) Planejar e produzir,
com autonomia, cartas
pessoais de reclamação,
dentre outros gêneros do
campo da vida cotidiana, de
acordo com as convenções
do gênero carta e com a
estrutura própria desses
textos (problema, opinião,
argumentos), considerando
a situação comunicativa e o
tema/assunto/finalidade do
texto.
5º ano
(EF05LP11) Registrar, com
autonomia, anedotas, piadas e
cartuns, dentre outros gêneros
do campo da vida cotidiana,
de acordo com as convenções
do gênero e considerando
a situação comunicativa e a
finalidade do texto.
3º ao 5º ano
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as
normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Como trabalhar esta atividade?
Você poderá imprimir em preto e branco ou colorido e entregar para o seu aluno. Ou então já iniciar agora nas férias, enviando pelas plataformas digitais que utilizamos durante o ensino remoto. Faça um vídeo explicando a importância de escrever sobre suas férias e envie para o aluno. Inclusive, tenho um tutorial mostrando como inserir vídeo em atividades remotas e já responder na própria página, de forma interativa. Se você quiser assistir CLIQUE AQUI
Se você for imprimir, baixe no link abaixo. Está em formato PDF.
Espero que vocês gostem. Um beijo e ótimo trabalho!
0 Comentários
Obrigada por contribuir com nosso blog!