Oiiii gente, tudo com vocês?
Hoje vou compartilhar com vocês uma atividade que acredito ser de suma importância para o trabalho nos anos iniciais da alfabetização. É relacionada a interpretação de texto e o gênero textual é "Carta"
E qual o motivo de ensinar o Gênero textual Carta para nossos meninos?
A carta tem uma função social ampla e nos proporciona uma discussão oral rica, ampliando o vocabulário do aluno, Quando lemos e interpretamos uma carta, podemos diferenciar características dos diversos modelos existentes, como, por exemplo, este que coloquei hoje no blog, a "Carta de reclamação".
O professor pode realizar a identificação das características e das partes do gênero textual carta, como, por exemplo, local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura, mostrando que o que está escrito pode ser situações reais, vividas no cotidiano daquele que está escrevendo.
Habilidades na BNCC:
(EF03LP12) Ler e
compreender, com autonomia,
cartas pessoais e diários, com
expressão de sentimentos
e opiniões, dentre outros
gêneros do campo da vida
cotidiana, de acordo com as
convenções do gênero carta
e considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto
do texto
(EF04LP10) Ler e
compreender, com autonomia,
cartas pessoais de reclamação,
dentre outros gêneros do
campo da vida cotidiana, de
acordo com as convenções do
gênero carta e considerando
a situação comunicativa e o
tema/assunto/finalidade do
texto
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Exemplo de citação no padrão da ABNT
LOPES, Lilian Marcia. GÊNEROS TEXTUAIS: Carta de reclamação, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Campo Grande, 04 de junho de 2021. Disponível em: Disponível em: <https://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2021/06/interpretacao-de-texto-sobre-carta-de.html>
0 Comentários
Obrigada por contribuir com nosso blog!