Estações do ano - atividade para baixar

 Olá meus queridos professores e professoras.

    Hoje estou colocando uma atividade para que possamos trabalhar com nossos alunos as estações do ano, onde nomeamos cada estação com suas características. Estações do ano é um tema interessante, pois está presente não apenas no estudos da Ciência e do espaço, por exemplo, mas também envolve o cotidiano do aluno.

    Sobre a atividade

Podemos inserir este conteúdo em qualquer disciplina pedagógica. Vou citar alguns exemplos.

    Em Língua Portuguesa, textos sobre o assunto para que a criança interprete e realize produções;

    Em Matemática, a contagem do tempo e calendário; 

    Em História, como o ser humano "descobriu" essas estações;

    Em Geografia, os "Movimentos de Translação e Rotação" da Terra;

    Em Ciências, compreender a importância das características de cada estação para as atividades de plantio e colheita de alimentos no campo, ou para os cuidados com os animais.

    Se eu fosse citar aqui, seriam muitos e muitos. 


Habilidades alinhadas à BNCC:

1º Ano

(EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. 

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário. 

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

2º Ano

(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada. 

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

3º Ano

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

4º Ano

(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

5º Ano

(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

atividade para baixar e imprimir ligar as colunas correspondentes com tema das estações do ano


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊


Clique aqui para baixar



 Este arquivo foi produzido por psicopedagoga Lilian Lopes e este material está sendo cedido para uso pessoal do educador. Não é autorizado a postagem em sites, blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de Whatsapp sem autorização prévia da autora. Caso queira indicar este arquivo para outro educador compartilhe o link 


O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, páginas/ perfis sociais sem autorização prévia do autor, incorre em violação de direito autoral conforme Lei n. 184. Agradeço a compreensão

Postar um comentário

0 Comentários