Olá meus queridos professores e professoras.
Hoje estou colocando uma atividade para que possamos trabalhar com nossos alunos as estações do ano, onde nomeamos cada estação com suas características. Estações do ano é um tema interessante, pois está presente não apenas no estudos da Ciência e do espaço, por exemplo, mas também envolve o cotidiano do aluno.
Sobre a atividade
Podemos inserir este conteúdo em qualquer disciplina pedagógica. Vou citar alguns exemplos.
Em Língua Portuguesa, textos sobre o assunto para que a criança interprete e realize produções;
Em Matemática, a contagem do tempo e calendário;
Em História, como o ser humano "descobriu" essas estações;
Em Geografia, os "Movimentos de Translação e Rotação" da Terra;
Em Ciências, compreender a importância das características de cada estação para as atividades de plantio e colheita de alimentos no campo, ou para os cuidados com os animais.
Se eu fosse citar aqui, seriam muitos e muitos.
Habilidades alinhadas à BNCC:
1º Ano
(EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
2º Ano
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
3º Ano
(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
4º Ano
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
5º Ano
(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
0 Comentários
Obrigada por contribuir com nosso blog!