As vogais como forma de alfabetizar - PDF para imprimir
Trabalhar com as letras vogais na primeira infância é de suma importância para iniciar a alfabetização. Quando colocamos algumas vogais, de forma aleatória, sem um sentido ou um propósito bem definido, não teremos sucesso no progresso educacional da criança.
O que são as vogais?
Nosso alfabeto é formado por 26 letras, as quais 5 delas são vogais. As vogais são as letras: a - e - i - o -u e as utilizamos na formação de sílabas e consequentemente, das palavras.
As vogais representam o início da fala e da comunicação entre os seres humanos, devido ao seus fonemas saírem de forma livre pela boca e pelo nariz, fazendo as pregas vocais se movimentarem. Essas pregas vocais tem a função de moldar os sons para que haja a externalização dos mesmos.
Temos dois tipos de fonemas nas vogais: a anasaladas (cujo som sai pelo nariz) e as oralizadas (o som sai pela boca).
Para exemplificar, podemos observar um bebê no início de sua comunicação verbal. Este produz sons em uma linguagem vocálica: "aaaaaaaa", "ééééééééé" e assim por diante.
Exatamente por isso que o início da alfabetização deve ser realizada utilizando as vogais, pois são sons que as crianças já reconhecem, desde sempre.
Sobre a atividade:
Elaborei esta atividade utilizando cores e letras grandes para estimular e facilitar a compreensão da criança em fase de alfabetização. Crianças gostam muito de animais e devemos aproveitar a oportunidade para trabalhar com a imaginação delas.
Dicas:
- Solicite que a criança fale o nome da figura e, em seguida, fale você o nome, enfatizando as vogais;
- O professor pode modificar as figuras de acordo com seu conteúdo pontual;
- O professor poderá trocar a ordem das letras, averiguando, assim, se realmente o aluno sabe identificar as vogais ou se apenas decorou a ordem: a, e, i, o, u.
Esta atividade foi elaborada através do aplicativo CANVA, pelo celular. Se você quiser saber COMO ELABORAR ATIVIDADES NO CELULAR CLIQUE AQUI
Atividade alinhada com a BNCC:
Campo: Oralidade / Análise linguística / semiótica (alfabetização).
Objetos de conhecimento: Escuta atenta / Conhecimento do alfabeto do português do Brasil / Construção do sistema alfabético.
Habilidades e competências:
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário;
(EF01LP04) Distinguir as letras
do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP05)Reconhecer o sistema
de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
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