Atividade de alfabetização com as letras vogais - para imprimir

As vogais como forma de alfabetizar - PDF para imprimir

    Trabalhar com as letras vogais na primeira infância é de suma importância para iniciar a alfabetização. Quando colocamos algumas vogais, de forma aleatória, sem um sentido ou um propósito bem definido, não teremos sucesso no progresso educacional da criança.

O que são as vogais?


     Nosso alfabeto é formado por 26 letras, as quais 5 delas são vogais. As vogais são as letras: a - e - i - o -u e as utilizamos na formação de sílabas e consequentemente, das palavras. 
    As vogais representam o início da fala e da comunicação entre os seres humanos, devido ao seus fonemas saírem de forma livre pela boca e pelo nariz, fazendo as pregas vocais se movimentarem. Essas pregas vocais tem a função de moldar os sons para que haja a externalização dos mesmos.
    Temos dois tipos de fonemas nas vogais: a anasaladas (cujo som sai pelo nariz) e as oralizadas (o som sai pela boca). 
    Para exemplificar, podemos observar um bebê no início de sua comunicação verbal. Este produz sons em uma linguagem vocálica: "aaaaaaaa", "ééééééééé" e assim por diante.
    Exatamente por isso que o início da alfabetização deve ser realizada utilizando as vogais, pois são sons que as crianças já reconhecem, desde sempre.
    

Sobre a atividade:


    Elaborei esta atividade utilizando cores e letras grandes para estimular e facilitar a compreensão da criança em fase de alfabetização. Crianças gostam muito de animais e devemos aproveitar a oportunidade para trabalhar com a imaginação delas. 
    
Dicas:

  • Solicite que a criança fale o nome da figura e, em seguida, fale você o nome, enfatizando as vogais;
  • O professor pode modificar as figuras de acordo com seu conteúdo pontual;
  • O professor poderá trocar a ordem das letras, averiguando, assim, se realmente o aluno sabe identificar as vogais ou se apenas decorou a ordem: a, e, i, o, u.

    Esta atividade foi elaborada através do aplicativo CANVA, pelo celular. Se você quiser saber COMO ELABORAR ATIVIDADES NO CELULAR CLIQUE AQUI

Atividade alinhada com a BNCC:


Campo: Oralidade / Análise linguística / semiótica (alfabetização).

Objetos de conhecimento: Escuta atenta / Conhecimento do alfabeto do português do Brasil / Construção do sistema alfabético.


Habilidades e competências:

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário;

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP05)Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.



atividade de alfabetização para baixar e imprimir

lique aqui para baixar

Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊



 Este arquivo foi produzido por psicopedagoga Lilian Lopes e este material está sendo cedido para uso pessoal do educador. Não é autorizado a postagem em sites, blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de Whatsapp sem autorização prévia da autora. Caso queira indicar este arquivo para outro educador compartilhe o link 


O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, páginas/ perfis sociais sem autorização prévia do autor, incorre em violação de direito autoral conforme Lei n. 184. Agradeço a compreensão

Postar um comentário

0 Comentários