As formas geométricas vêm sendo estudadas a muito tempo, pois Tales, Pitágoras e Aristóteles já chamavam a atenção para a importância da geometria. Cada um desses estudiosos possuía uma teoria própria sobre o uso da geometria. Mas este assunto fica para uma próxima postagem.
As noções geométricas são de suma importância no desenvolvimento infantil por diversas razões. Podemos citar o trabalho de noção espacial e do conhecimento prático do meio em que vive.
A reflexão acerca das formas geométricas busca o trabalho dos três tipos de percepção do indivíduo, tais como: visual-motora, a discriminação visual e a memória visual.
O que esperar do desenvolvimento do aluno com esta atividade?
Aparentemente simples, porém é muito complexa para uma criança em desenvolvimento lógico-matemático.
O aluno será estimulado a refletir acerca das cores, principalmente as primárias e também a percepção espacial e tamanho dos traços e retas.
Ao professor, caberá explicar por que elas são diferentes, ou seja, cada forma geométrica tem uma função nas tarefas diárias. Pode-se assim, mostrar as formas dos objetos dentro da própria sala de aula ou pátio para que o aluno compreenda que se a bola não for redonda ela não rola!
Trabalha-se também o desenvolvimento da coordenação motora fina, pois é necessário que a criança pinte as figuras dentro do espaço dedicado a mesma.
Sobre a atividade:
Na primeira atividade, o aluno deverá pintar com as cores primárias as figuras geométricas, correspondente ao solicitado e na segunda atividade, será necessário relacionar a forma com os objetos do contexto escolar e social da criança.
Atividade alinhada com a BNCC:
(EI03ET01)
Estabelecer relações
de comparação entre
objetos, observando suas
propriedades.
(EI03ET05)
Classificar objetos e figuras
de acordo com suas
semelhanças e diferenças.
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