Formas geométricas: por que devo ensinar?

     Desde a educação infantil, o professor incentiva seu aluno a desenhar e colorir as formas geométricas, porém, muitos docentes esqueceram qual o significado de apresentar esse conteúdo nos primeiros anos escolares. Então, vamos relembrar.
      As formas geométricas vêm sendo estudadas a muito tempo, pois Tales, Pitágoras e Aristóteles já chamavam a atenção para a importância  da geometria. Cada um desses estudiosos possuía uma teoria própria sobre o uso da geometria. Mas este assunto fica para uma próxima postagem. 
As noções geométricas são de suma importância no desenvolvimento infantil por diversas razões. Podemos citar o trabalho de noção espacial e do conhecimento prático do meio em que vive.
      A reflexão acerca das formas geométricas busca o trabalho dos três tipos de percepção do indivíduo, tais como: visual-motora, a discriminação visual e a memória visual.

O que esperar do desenvolvimento do aluno com esta atividade?

      Aparentemente simples, porém é muito complexa para uma criança em desenvolvimento lógico-matemático.
      O aluno será estimulado a refletir acerca das cores, principalmente as primárias e também a percepção espacial e tamanho dos traços e retas.
      Ao professor, caberá explicar por que elas são diferentes, ou seja, cada forma geométrica tem uma função nas tarefas diárias. Pode-se assim, mostrar as formas dos objetos dentro da própria sala de aula ou pátio para que o aluno compreenda que se a bola não for redonda ela não rola!
     Trabalha-se também o desenvolvimento da coordenação motora fina, pois é necessário que a criança pinte as figuras dentro do espaço dedicado a mesma.

Sobre a atividade:

     Na primeira atividade, o aluno deverá pintar com as cores primárias as figuras geométricas, correspondente ao solicitado e na segunda atividade, será necessário relacionar a forma com os objetos do contexto escolar e social da criança.
     

Atividade alinhada com a BNCC:

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. 


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊



 

Postar um comentário

0 Comentários