História completa - O príncipe sem sonhos

 Oie gente, tudo bem com vocês?

Você sabia que dia 11 de agosto é o DIA DO ESTUDANTE?

Comemorado no Brasil em 11 de agosto, o Dia do Estudante tem como objetivo incentivar o ensino e a alfabetização no país, além de destacar a importância e a necessidade dos estudos na vida dos cidadãos. A data especial é uma homenagem a todos os estudantes, da educação básica ao doutorado, que dedicam parte de seu tempo aos estudos.


A data em comemoração ao Dia do Estudante foi instituída em 1927, na época do Brasil Império, 100 anos após a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por essa razão, no dia 11 de agosto também é comemorado o Dia do Advogado.


O acesso à Educação é um direito assegurado a todos, como previsto no Art. 205 da Constituição Federal de 1.988: “A educação, direito de todos, e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Fonte: compilação da internet



Em um dos vídeos do meu Canal do Youtube, cito sobre a História do PRÍNCIPE DOS SONHOS, onde enfatizo a importância do sonhar com nossos alunos. A História está descrita abaixo.

O PRÍNCIPE SEM SONHOS.

Thiago era um príncipe sem sonhos. Pelo menos ele dizia isso. Passava o dia triste, porque já tinha tudo. E, se já tinha tudo, como poderia sonhar?

Às vezes, ele até tentava. Mas nem dava tempo.

Mal o príncipe começava a sonhar, e pronto: os seus desejos se realizavam. Não chegavam nem a se tornar um sonho de verdade, daqueles que a gente cultiva com todo o cuidado, como uma semente preciosa, num jardim secreto, só nosso.

Preocupados com a tristeza do filho, a rainha e o rei faziam de tudo para vê-lo feliz. Porque eram muito amorosos e não entendiam o porquê desse sofrimento.

Thiago realmente tinha tudo o que se pode imaginar: uma criação particular de unicórnios, dragões de estimação, fábricas de chicletes mágicos, tapetes voadores com piloto automático, amigos que gostavam dele, súditos que o serviam sem raiva, heranças e mais heranças.

Com o que Thiago poderia sonhar?

Com uma princesa dessas de contos de fadas?

Não, sinceramente não.

Thiago ainda não tinha tempo para princesas.

De jeito nenhum ele deixaria o futebol com a galera e as bolas de gude para ficar com uma princesa.

Não era esse o seu sonho.

Na realidade, ele não sabia qual era o seu sonho.

Se é que tinha algum.

E isso o deixava realmente triste.

Por mais que se esforçasse, não conseguia ver nada para sonhar.

E se não conseguia ver nenhum sonho, era porque não existia.

Será?

Ele não sabia responder.

Certo dia, exausto de tanto tentar sonhar, o príncipe resolveu pedir um conselho ao seu avô, um bruxo aposentado, que vivia longe das badalações do castelo. Fazia tempo que eles não se viam.

Foi um abraço tão longo e tão grande que dava para cobrir todo o reino.

— Vô, eu preciso sonhar com alguma coisa. Todos os meus amigos têm sonhos. Eu não tenho nenhum.

— Como você tem certeza disso?

— Por mais que eu tente, não consigo ver nenhum sonho que seja só meu. E, se não vejo nenhum, é porque eles não existem. Tô certo?

Sem dar uma palavra, o avô pegou Thiago pela mão, foi com ele até à varanda. Lá, havia um sofá mais macio que pele de bebê. Eles sentaram e respiraram juntos o cheiro de uma chuva que se aproximava.

Naquele instante, o tempo estava com cara de cofre, fechado a sete nuvens. Abertos só estavam o sorriso do avô e o coração ansioso do príncipe.

— Thiago, dê uma olhada neste céu estrelado. Não é maravilhoso? — perguntou o avô, com ar de provocação.

— Vô, acho que você tá precisando mudar o grau dos óculos. Não tem nenhuma estrela no céu.

Com o mesmo sorriso escancarado, o avô apontou para o céu e disse a Thiago:

— Meu querido, o céu está estrelado sim. Você é que não está vendo as estrelas. Esse é um antigo provérbio árabe: “Não diga que o céu está sem estrelas só porque às vezes você não as enxerga…”

Sem tirar os olhos do céu, no colo mais aconchegante do mundo, Thiago escutava o avô completar aquele pensamento:

— Seus sonhos são como as estrelas, menino. Eles estão aí, mesmo que você não consiga ver nenhum. Mesmo que as nuvens os escondam, eles estão aí. Preste atenção: você já tem tudo o que quer. Mas ainda não é tudo o que pode ser. Um dia você vai saber a diferença entre ter e ser. Não se preocupe com isso agora…

Ah, essa era uma conversa para dias e dias.

Qual a diferença entre ter e ser? Thiago ainda não sabia. Já era tarde demais para raciocinar sobre uma coisa dessas.

O sono chegava a galope e Thiago adormeceu, com um sorriso diferente, sereno.

Será que ele estava finalmente sonhando?

Só saberia quando acordasse.

— Afinal, menino, os melhores sonhos são aqueles que continuam de outro jeito, quando a gente desperta — disse o avô, bem baixinho, já quase apagando também.

Márcio Vassallo

O príncipe sem sonhos

Brinque-Book, São Paulo, 2006

Fiz um plano de aula sobre o DIA DO ESTUDANTE que é comemorado em 11 de agosto e nele sugiro uma SEQUÊNCIA DIDÁTICA sobre SONHOS e, para completar a sequência, fiz marcadores de página para nossos alunos nunca esquecerem do quão é importante a busca de um objetivo incrível de vida. 

marcador-de-página


Nesse plano de aula tem muitas ideias para você fazer com sua turma.

Elaborei um vídeo explicativo com dicas e várias sugestões de atividades que os professores de EDUCAÇÃO INFANTIL  poderão trabalhar com seus alunos sobre o tema.

Assista o vídeo explicativo clicando na imagem abaixo ou acesse o https://youtu.be/vbm2GgL2Eb4








Na postagem de hoje estou colocando marcadores de página para baixar com o tema "Sonhos". Você terá acesso ao plano de aula clicando no link amarelo abaixo. 





Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊 

Chave PIX: lilianlopespix@gmail.com



Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 



Exemplo de citação no padrão da ABNT

LOPES, Lilian Marcia. HISTÓRIA COMPLETA: O príncipe sem sonhos, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Santos, 09 de ago de 2023. Disponível em: <http://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2023/08/historia-completa-o-principe-sem-sonhos.html

📲Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.🌹


Postar um comentário

0 Comentários