PLANO DE AULA PARA A SEMANA INTEIRA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 Oie gente, tudo bem com vocês?


Vocês sabem que dia 07 de setembro é comemorado o dia da INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. 

É de suma importância trabalhar a construção do conhecimento histórico e social deles, inclusive previsto em nossos documentos normativos, por isso esse tema é necessário em nossas aulas.



Vou te passar um resumo dessa data:

independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822, e, por meio desse acontecimento, o país conquistou a sua emancipação de Portugal. Nesse dia aconteceu o grito da independência, realizado às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, e dado por Pedro de Alcântara (futuro D. Pedro I). A independência brasileira foi acompanhada por pequenos conflitos armados, localizados principalmente no Nordeste.

Resumo sobre a independência do Brasil

  • O marco da independência brasileira é o grito do Ipiranga, que aconteceu em 7 de setembro de 1822 e foi realizado por d. Pedro I.

  • A partir de 1808, diversas mudanças foram implementadas no Brasil por causas da transferência da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, como a abertura dos portos e a elevação do Brasil à condição de reino.

  • A Revolução Liberal do Porto de 1820 deu início ao processo de separação de Portugal do Brasil pela divergência de interesses existentes.

  • Após o retorno de d. João VI para Portugal, d. Pedro ficou no Brasil como príncipe regente.

  • A intransigência dos portugueses na relação com os brasileiros contribuiu para o distanciamento e fortalecimento do movimento de independência.

  • No Dia do Fico, d. Pedro comprometeu-se a permanecer no Brasil.

  • Após o grito de independência, houve guerras de independência em algumas partes do Brasil.

  • D. Pedro foi aclamado e depois coroado imperador do Brasil, tornando-se d. Pedro I e iniciando o Primeiro Reinado.

(Resumo retirado do site https://escolakids.uol.com.br/)

Mas voltando ao nosso post, hoje vou te passar um PLANO DE AULA PARA A SEMANA INTEIRA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Nesse plano de aula tem muitas ideias para você fazer com sua turma.

Elaborei um vídeo explicativo com dicas e várias sugestões de atividades que os professores de EDUCAÇÃO INFANTIL  poderão trabalhar com seus alunos sobre o tema.

Assista o vídeo explicativo clicando na imagem abaixo ou acesse o link https://youtu.be/DbyWmwAbNDo








Na postagem de hoje, estou colocando um plano de aula completo, alinhado à BNCC sobre o INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Você terá acesso ao plano de aula clicando no link amarelo abaixo. 





Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊 

Chave PIX: lilianlopespix@gmail.com



Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 



Exemplo de citação no padrão da ABNT

LOPES, Lilian Marcia. PLANEJAMENTO COMPLETO: Independência do Brasil, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Santos, 29 de ago de 2023. Disponível em: <http://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2023/08/plano-de-aula-para-semana-inteira-da.html

📲Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.🌹

Postar um comentário

0 Comentários