Texto para trabalhar o dia da árvore: O dia em que duas menininhas salvaram uma árvore

 Oie gente, tudo bem com vocês?

    Dia 21 de setembro é comemorado o DIA DA ÁRVORE e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul."

    Em substituição ao chamado Dia da Árvore, foi criada a "Festa Anual das Árvores", instituída por meio do Decreto 55.797 de 24 de fevereiro de 1965. No Artigo 2º do Decreto é mencionado: "A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir os ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos.". Apesar de ter ocorrido a alteração em relação aos nomes, as instituições de ensino, a mídia e a população reconhece como Dia da Árvore.

    A celebração mundial começou em 10 de abril de 1.872, em Nebraska (EUA), por meio da iniciativa do jornalista chamado Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de diversas árvores no Nebraska.

    A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) criou em 1971, o Dia Mundial da Árvore, e em 2012, ela foi instituída por Assembleia Geral. O objetivo é conscientizar a humanidade sobre a importância dos ecossistemas florestais. A data 21 de março que foi escolhida representa o primeiro dia de primavera nos países do hemisfério norte.

    Mas voltando ao nosso post, fiz um vídeo com um plano de aula para a SEMANA INTEIRA DO DIA DA ÁRVORE, onde sugir que vocês trabalharem com o texto: O dia em que duas menininhas salvaram uma árvore. O texto segue abaixo, mas se quiserem ver outras dicas assistam o vídeo que está no Youtube.


Assista o vídeo explicativo clicando na imagem abaixo ou acesse o link https://youtu.be/FvCmay774vM




AGORA SEGUE O TEXTO PARA TRABALHAR O DIA DA ÁRVORE:👇

O dia em que duas menininhas salvaram uma árvore

Anne e Beth tinham algo em comum, o amor à natureza! No parque onde elas costumavam brincar existia uma bela árvore que ficava longe das demais, em um cantinho isolado. Todos os dias elas iam ao parque para ficar mais perto da árvore: lá elas brincavam, lanchavam e passavam um bom tempo se divertindo perto da bela árvore.

Certo dia, ao chegarem perto da árvore, elas observaram uma enorme movimentação de pessoas próximas e falaram:

 - O que deve estar acontecendo, Anne? – Perguntou Beth.

                - Acho que as pessoas devem ter descoberto nossa bela árvore e agora a estão admirando como nós. - falou Anne.

Mas, ao chegarem perto elas viram que não era bem isso que realmente acontecia... Observaram um homem fardado com um enorme serrote nas mãos: ele estava preparado para cortar a árvore ao meio e as pessoas ao redor estavam observando a cena. Sem pensar duas vezes, Anne falou:

- O que o senhor pensa que vai fazer? Não pode derrubar essa árvore meu senhor, ela pertence ao parque e é contra a lei de nossa cidade derrubar qualquer árvore deste parque!

- Com licença garotinha, mas você não sabe de nada! – Falou o homem.

- Desculpe senhor, mas quem não sabe de nada é você! Nós conhecemos as leis de nossa cidade, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, a natureza! E se o senhor derrubar essa árvore será multado e até preso!

Falou Beth.

- Tenho que derrubar essa árvore, pois ela não irá fazer falta, está longe das demais.

- Claro que irá fazer MUITA falta, qualquer árvore do mundo que alguém derruba faz MUITA falta! – Falou Anne.

- Nós gostaríamos que o senhor fosse embora com esse serrote horroroso daqui! – Falou Beth.

- Não irei mesmo e não vão ser duas garotinhas do tamanho de nada que irão me impedir de derrubar essa árvore, vocês não sabem de nada!

A multidão que estava ao redor da árvore começou a vaiar o homem que queria derrubar a árvore, mas ele nem ligou, ligou o serrote e o colocou próximo do tronco...

- NÃO!!! – Gritaram as meninas.

E quando ele se preparava para derrubar a árvore de vez, ouviu-se uma voz de homem gritando:

- Desligue esse serrote agora ou você será preso!

Era o prefeito da cidade.

- Nossa cidade tem uma lei que proíbe cortar qualquer árvore deste parque, quem mandou você aqui?

- Desculpe-me Senhor prefeito e ninguém me mandou aqui: sempre via essa árvore sozinha longe das demais e então resolvi derrubá-la, pensei que não iriam sentir a falta dela.

- Você está muito enganado, qualquer árvore a menos no planeta faz MUITA falta sim, e graças às meninas essa árvore não foi derrubada hoje, graças ao empenho em preservar a natureza. Agora vá embora e espero que tenha aprendido a lição!

Depois de toda aquela confusão, Anne e Beth passaram a amar ainda mais a bela árvore e todos ficaram conhecendo-as como as meninas protetoras da natureza e, claro que também, entrou para a história da cidade o dia em que duas menininhas salvaram uma árvore!

 (“Contos para criança ler, ouvir e sonhar”) – http//www.mineiapacheco.com.br


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊 

Chave PIX: lilianlopespix@gmail.com



Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 



Exemplo de citação no padrão da ABNT

LOPES, Lilian Marcia. DIA DA ÁRVORE: Texto para atividades, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Santos, 14 de set de 2023. Disponível em: <http://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2023/09/texto-para-trabalhar-o-dia-da-arvore-o.html

📲Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.🌹



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns!! Vi você no youtube aqui estou eu. Muito obrigada pela lida sugestão.

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com nosso blog!