Planejamento sobre alimentos transgênicos e atividade

ATIVIDADE DE PESQUISA SOBRE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

 

Os organismos geneticamente modificados (OGMs) ou transgênicos são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica.

Para aprender mais sobre os transgênicos você irá realizar uma pesquisa sobre o assunto, leia com atenção e siga corretamente todas as etapas descritas.

 

*      1ª etapa: Elaboração de questões de investigação

Registre nas linhas abaixo as informações que você precisa para entender o que são transgênicos e se esses organismos podem trazer danos à saúde.

Formule pelo menos cinco questões.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­_

_______________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­_________

 

*      2ª etapa: Formulação de hipóteses

Agora responda as questões que você elaborou, sem consultar nenhum material, você pode imaginar qual seria a resposta correta. Quando respondemos uma questão sem nos basearmos em alguma fonte, estamos elaborando hipóteses. Depois iremos reler essas hipóteses e comparar com as informações que pesquisamos.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­_________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­_________

*      3ª etapa: Levantamento das fontes e registro dos dados coletados

Agora, na sua casa, você irá pesquisar fontes que possivelmente responderão às questões formuladas.  

Você poderá usar diversas fontes: jornais, revistas, livros e sites da internet.

 Para levantar as fontes siga as orientações abaixo:

* Nos jornais, prestes atenção aos títulos das notícias, elas informam qual é o seu assunto. Se você achar o assunto importante para a sua pesquisa leia o primeiro parágrafo, é o lide da notícia, ele contém as principais informações sobre o texto. Se ajudar a responder as suas hipóteses, conclua a leitura e registre essas informações em seu caderno.  

* Nas primeiras páginas das revistas existe uma lista, o sumário, nele você poderá ler todos os títulos das matérias e a página. Se você achar o assunto importante para a sua pesquisa leia o primeiro parágrafo, ele contém as principais informações sobre o texto. Se ajudar a responder as suas hipóteses, conclua a leitura e registre essas informações em seu caderno.  

* Nas primeiras páginas dos livros existe uma lista, o sumário. Se encontrar alguma informação que achar importante, leia o texto e registre as informações em seu caderno.  

* Para pesquisar na internet utilize um site de busca, como o Google ou Yahoo, digite o assunto que você quer pesquisar. Mas atenção, se digitar um termo geral como “solo” irá aparecer aproximadamente 535.000.000¹ de resultados! Então seja mais específico, como por exemplo, “doenças causadas pelo solo”. Ainda irá aparecer cerca de 2.310.000¹ resultados. Você deverá ler as informações que aparecem abaixo de cada link com atenção e se ajudar a responder as suas hipóteses, leia o texto e registre as informações em seu caderno.  

 

*      4ª etapa: Verificação – em casa

Nessa etapa você irá reler as suas hipóteses e respondê-las com ajuda das informações coletadas. Leia com atenção todas as informações e verifique se as suas hipóteses estavam certas ou não. Registre todas as informações no caderno.

 

*      5ª etapa: Produção da pesquisa

É neste momento que você realmente produz a sua pesquisa, registrando todas as informações coletadas em um texto informativo.

Lembre-se de que todo texto deve conter: título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

*      6ª etapa: Socialização

Você deverá apresentar a sua pesquisa aos colegas e à sua professora. Socializar os conhecimentos que você adquiriu.

Faça isso de modo claro e objetivo. Mantenha uma postura ereta, sem apoiar no quadro ou na parede e relate todas as informações da sua pesquisa.

 

 

 Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊

 

 

 

(Introdução disponível em:  http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/438/depressao. acesso em: 11/08/2010)

¹ Em 02/08/2010, Google.


Este arquivo foi produzido por psicopedagoga Lilian Lopes e este material está sendo cedido para uso pessoal do educador. Não é autorizado a postagem em sites, blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de Whatsapp sem autorização prévia da autora. Caso queira indicar este arquivo para outro educador compartilhe o link:  https://psicolilianlopes.blogspot.com/
.
O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, páginas/ perfis sociais sem autorização prévia do autor, incorre em violação de direito autoral conforme Lei n. 184. Agradeço a compreensão.


Postar um comentário

0 Comentários