Atividades de alfabetização com o tema "Natal" - para baixar e imprimir

 

Atividades para auxiliar na alfabetização com o tema Natal



    Natal é uma época em que repensamos muito nossa vida. Muitos questionamentos são feitos dentro da nossa mente e de nosso coração. Dentre eles podemos destacar: O que eu fiz durante o ano? O que foi útil e merece repetir no próximo ano? Quais as lições que aprendi? O que posso aprimorar? Como posso evoluir como ser humano?
    Essas perguntas são apenas exemplos do turbilhão em que passa na nossa mente. Por vezes, nem conseguimos compreender e assimilar tudo o que é trazido em nosso consciente nesta época do ano. 
    Uma coisa podemos dizer: o natal é a época em que podemos dar o pontapé inicial para uma grande mudança de vida.
    Uma vez, li um poema cuja essência dizia que a pessoa que havia dividido o tempo em anos, era muito sábia, pois fazia renovar sempre nossas esperanças de um ótimo futuro.

    

Sobre a atividade:

    Atividades natalinas são excelentes para se manter as tradições e mexer com a imaginação de nossos alunos. Em cada faixa etária, podemos modificar o tipo de atividade, porém utilizando os mesmos conteúdos. 
    Quando o professor solicita que seu aluno realize atividades escritas, desenvolvem-se diversas dimensões do indivíduo, claro, dependendo do objetivo de cada uma delas. Dentre elas, podemos enfatizar a coordenação motora, o raciocínio lógico, espaço, tempo e muitas outras.
    As atividades abaixo auxiliam no trabalho de alfabetização, coordenação motora fina e raciocínio lógico.
    Crianças pequenas adoram, pois são atividades coloridas e de jogos, como o caça-palavras.
    Inclusive, aqui no blog já falei um pouquinho sobre o porquê colocar atividades lúdicas como o caça-palavras para auxiliar no processo educativo da criança. CLIQUE AQUI para ler o artigo.

Habilidades da BNCC:


(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


(EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência. 

  
  Abaixo de cada atividade, tem o botão para você clicar e imprimir. Também estou colocando o link para que seja realizada de forma interativa. Bom proveito!


        atividade para baixar e imprimir sobre ligar as colunas correspondentes com o tema natal. atividade colorida e auxilia na alfabetização


  

                                      
                                                    




Atividade para baixar e imprimir sobre o tema Natal. Caça-palavras. Alfabetização com o tema natal






                                                          


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊


Exemplo de citação no padrão da ABNT

LOPES, Lilian Marcia. ATIVIDADE NATALINA: Natal para imprimir, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Campo Grande, 30 de nov de 2020. Disponível em:  Disponível em: <https://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2020/11/atividades-de-alfabetizacao-com-o-tema.html>




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Essa atividade de caça palavra está incompleta, não consegui achar todas as palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Priscila. O caça-palavras está completo, inclusive fui conferir e pintei o gabarito para confirmar. Estou colocando a foto para você olhar. Obrigada por comentar aqui e estar comigo!

      Excluir

Obrigada por contribuir com nosso blog!