Tempos verbais e pronome pessoal - atividades para imprimir

 Oiiii gente, tudo com vocês?

    Hoje vou compartilhar com vocês 4 atividades sobre TEMPOS VERBAIS. Você pode fazer como atividade do cotiano ou como avaliação mensal/bimestral.

    Você poderá aplicar a atividade no Ensino Fundamental inteiro, dependendo no nível e da necessidade da sua turma, tanto que coloquei as habilidades da BNCC para desde o 3º até o 9º ano dessa etapa de ensino.


atividade-pronomes-pessoais






Sobre TEMPOS VERBAIS - RESUMO

  • Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. 
  • Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).
  • Os modos verbais indicam como a ação do verbo pode se realizar.
  • Há três modos verbais: indicativo (ação tida como real ou certa de ocorrer), subjuntivo (ação tida como hipotética ou duvidosa de ocorrer) e imperativo (ação expressa como ordem, conselho, pedido ou proibição)." Fonte do resumo: brasilescola

Habilidades na BNCC:

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.


(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.


(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.


(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).





Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊 via PIX: psicopedagogalilianlopes@gmail.com



Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 



Exemplo de citação no padrão da ABNT

LOPES, Lilian Marcia. TEMPOS VERBAIS: Quatro atividades para escolher, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Santos, 14 de out de 2023. Disponível em: <https://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2023/10/tempos-verbais-e-pronome-pessoal.html

📲Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.🌹


Postar um comentário

0 Comentários