Olá gente, tudo bem com vocês?
Cada dia que passa as escolas recebem um número maior de crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e é importante que os professores conheçam sobre esse transtorno.
O que é o Autismo?
O autismo é uma condição que envolve uma série de incapacidades, principalmente na socialização, comunicação e comportamento. Desde muito pequenos, os bebês com autismo tendem a olhar menos, falar menos, interagir menos e brincar menos. Essa dificuldade na socialização faz com que eles não se encaixem nos comportamentos sociais esperados pela sociedade, levando a várias incapacidades ao longo da vida.
Dificuldades de Socialização
Um dos sintomas principais do autismo é a dificuldade em entender e seguir as regras sociais. Isso afeta a capacidade da criança de se relacionar com outras crianças, com a família e de interagir em geral. O autismo afeta a maneira como essas crianças brincam e se comportam, tornando difícil para elas entenderem as expectativas sociais.
Alterações na Comunicação
Além das dificuldades na socialização, o autismo também causa alterações na comunicação. Desde o nascimento, as crianças se comunicam de várias maneiras, como choro e contato visual. No entanto, a comunicação não se resume apenas à fala. É uma forma de se fazer entender e entender os outros, de interagir.
Existem marcos de desenvolvimento da comunicação que podem ajudar a identificar o autismo desde cedo. Por exemplo, espero-se que os bebês comecem a balbuciar por volta dos seis meses de idade, mas alguns começaram antes. Com nove meses, os balbúcios se tornam mais fortes e a criança começa a alternar consoantes e vogais, como "mamã" e "papá".
Aos dois anos de idade, espera-se que a criança tenha um vocabulário funcional, com palavras como "mamãe" e "papai". Com um ano e três meses, a criança deve saber pelo menos dez palavras, e aos dois anos, ela já deve ser capaz de identificar partes do corpo, responder a perguntas simples e formar frases de duas a três palavras.
Com três anos, a criança deve ter um vocabulário de 500 a 1000 palavras. Aos 4 ou 5 anos, ela começa a entender noções de tempo, diferenciar fantasia da realidade e desenvolver sua criatividade. É importante observar que o autismo é declarado principalmente nos níveis 2 e 3, pois crianças no nível 1 ainda falam, embora de forma limitada e com características específicas.
Desafios de Diagnóstico e Tratamento
Um dos maiores desafios do autismo é o diagnóstico e tratamento adequado. Muitas vezes, crianças no nível 1 não recebem o suporte necessário, o que pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, bem como a outros diagnósticos, como o TDAH.
Crianças no nível 1 podem falar, mas sua comunicação é limitada e apresenta recursos peculiares. No entanto, crianças nos níveis 2 e 3 geralmente recebem tratamento e suporte. Isso pode levar a uma maior fluência no entendimento do autismo por parte dos pais e cuidadores.
É importante ressaltar que crianças no nível 1 têm maior risco de ideação suicida e desenvolvem doenças psíquicas. Por isso, é fundamental que essas crianças recebam o diagnóstico e tratamento adequado o mais cedo possível.
Desafios na Escola
Crianças no nível 1 de autismo enfrentam desafios significativos na escola. Elas podem ter dificuldade em se engajar, fazer amizades e se sentir restauradores. O bullying também é comum, pois essas crianças não se enquadram nas normas sociais esperadas.
Professores e colegas de classe devem ser informados sobre o autismo e suas características, para que haja maior empatia e conhecimento. No entanto, muitas vezes falta suporte adequado nas escolas, o que pode tornar o ambiente escolar ainda mais difícil para as crianças com autismo.
Considerações Finais
O autismo é uma condição complexa que afeta a socialização, comunicação e comportamento das pessoas. É importante estar atento aos sinais precoces do autismo e buscar um diagnóstico e tratamento adequado o mais cedo possível.
Crianças com autismo no nível 1 de suporte podem enfrentar desafios significativos, pois sua condição pode passar despercebida ou ser mal compreendida. É fundamental que essas crianças recebam o suporte necessário para que possam se desenvolver e prosperar.
A sociedade como um todo também deve ser mais inclusiva e empática em relação ao autismo. É importante que todos nós nos esforcemos para entender e aceitar as diferenças, para que as pessoas com autismo tenham as mesmas oportunidades e qualidade de vida que todos merecem.
Assista o vídeo explicativo clicando na imagem abaixo ou acesse o link https://youtu.be/sy0n4v8pNfE
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Exemplo de citação no padrão da ABNT
LOPES, Lilian Marcia. QUEBRA-CABEÇA: Sinos de natal, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Santos, 14 de dez de 2023. Disponível em: <https://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2023/12/o-que-e-tea-transtorno-do-espectro-do.html
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