O que é TEA (Transtorno do espectro do autismo)?

 Olá gente, tudo bem com vocês?

Cada dia que passa as escolas recebem um número maior de crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e é importante que os professores conheçam sobre esse transtorno.

O que é o Autismo?

O autismo é uma condição que envolve uma série de incapacidades, principalmente na socialização, comunicação e comportamento. Desde muito pequenos, os bebês com autismo tendem a olhar menos, falar menos, interagir menos e brincar menos. Essa dificuldade na socialização faz com que eles não se encaixem nos comportamentos sociais esperados pela sociedade, levando a várias incapacidades ao longo da vida.

Dificuldades de Socialização

Um dos sintomas principais do autismo é a dificuldade em entender e seguir as regras sociais. Isso afeta a capacidade da criança de se relacionar com outras crianças, com a família e de interagir em geral. O autismo afeta a maneira como essas crianças brincam e se comportam, tornando difícil para elas entenderem as expectativas sociais.

Alterações na Comunicação

Além das dificuldades na socialização, o autismo também causa alterações na comunicação. Desde o nascimento, as crianças se comunicam de várias maneiras, como choro e contato visual. No entanto, a comunicação não se resume apenas à fala. É uma forma de se fazer entender e entender os outros, de interagir.

Existem marcos de desenvolvimento da comunicação que podem ajudar a identificar o autismo desde cedo. Por exemplo, espero-se que os bebês comecem a balbuciar por volta dos seis meses de idade, mas alguns começaram antes. Com nove meses, os balbúcios se tornam mais fortes e a criança começa a alternar consoantes e vogais, como "mamã" e "papá".

Aos dois anos de idade, espera-se que a criança tenha um vocabulário funcional, com palavras como "mamãe" e "papai". Com um ano e três meses, a criança deve saber pelo menos dez palavras, e aos dois anos, ela já deve ser capaz de identificar partes do corpo, responder a perguntas simples e formar frases de duas a três palavras.

Com três anos, a criança deve ter um vocabulário de 500 a 1000 palavras. Aos 4 ou 5 anos, ela começa a entender noções de tempo, diferenciar fantasia da realidade e desenvolver sua criatividade. É importante observar que o autismo é declarado principalmente nos níveis 2 e 3, pois crianças no nível 1 ainda falam, embora de forma limitada e com características específicas.

Desafios de Diagnóstico e Tratamento

Um dos maiores desafios do autismo é o diagnóstico e tratamento adequado. Muitas vezes, crianças no nível 1 não recebem o suporte necessário, o que pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, bem como a outros diagnósticos, como o TDAH.

Crianças no nível 1 podem falar, mas sua comunicação é limitada e apresenta recursos peculiares. No entanto, crianças nos níveis 2 e 3 geralmente recebem tratamento e suporte. Isso pode levar a uma maior fluência no entendimento do autismo por parte dos pais e cuidadores.

É importante ressaltar que crianças no nível 1 têm maior risco de ideação suicida e desenvolvem doenças psíquicas. Por isso, é fundamental que essas crianças recebam o diagnóstico e tratamento adequado o mais cedo possível.

Desafios na Escola

Crianças no nível 1 de autismo enfrentam desafios significativos na escola. Elas podem ter dificuldade em se engajar, fazer amizades e se sentir restauradores. O bullying também é comum, pois essas crianças não se enquadram nas normas sociais esperadas.

Professores e colegas de classe devem ser informados sobre o autismo e suas características, para que haja maior empatia e conhecimento. No entanto, muitas vezes falta suporte adequado nas escolas, o que pode tornar o ambiente escolar ainda mais difícil para as crianças com autismo.

Considerações Finais

O autismo é uma condição complexa que afeta a socialização, comunicação e comportamento das pessoas. É importante estar atento aos sinais precoces do autismo e buscar um diagnóstico e tratamento adequado o mais cedo possível.

Crianças com autismo no nível 1 de suporte podem enfrentar desafios significativos, pois sua condição pode passar despercebida ou ser mal compreendida. É fundamental que essas crianças recebam o suporte necessário para que possam se desenvolver e prosperar.

A sociedade como um todo também deve ser mais inclusiva e empática em relação ao autismo. É importante que todos nós nos esforcemos para entender e aceitar as diferenças, para que as pessoas com autismo tenham as mesmas oportunidades e qualidade de vida que todos merecem.


Assista o vídeo explicativo clicando na imagem abaixo ou acesse o linhttps://youtu.be/sy0n4v8pNfE

Neste vídeo dou uma dica para auxiliar no atendimento educacional especializado com estudantes com TEA, focando na importância do trabalho individualizado, tendo a base o estudo teórico. Gravei a um tempinho, mas achei interessante compartilhar.






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Exemplo de citação no padrão da ABNT

LOPES, Lilian Marcia. QUEBRA-CABEÇA: Sinos de natal, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Santos, 14 de dez de 2023. Disponível em: <https://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2023/12/o-que-e-tea-transtorno-do-espectro-do.html

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