Projeto para a semana do natal / Planejamento Natalino

 Olá gente, tudo bem com vocês?

Plano de Aula para a Semana do Natal

O que é um projeto?

Um projeto é quando você faz várias atividades para chegar a um resultado final. Assim como construir uma casa, que requer várias etapas, como base, colunas, paredes e teto. No final, você terá o projeto pronto, que é uma casa. Da mesma forma, podemos fazer um projeto de Natal, com várias atividades para que as crianças compreendam o espírito natalino.

Atividades para o projeto de Natal

Você pode realizar essas atividades ao longo de duas semanas, um dia por atividade, ou pode adaptar o cronograma conforme o tempo disponível em sua escola. As atividades podem ser realizadas com crianças da educação infantil até o ensino fundamental.

Explique o significado de Natal

É importante explicar a história e as tradições natalinas, levando em consideração as diferentes religiões presentes na comunidade escolar. O Natal possui um cunho religioso significativo, mas é necessário respeitar a diversidade de opiniões e transmitir o espírito de renovação, amor e solidariedade que esses dados representam.

Realize atividades temáticas

Para envolver as crianças no espírito natalino, você pode realizar diversas atividades, como:

  • Jogo da memória com símbolos natalinos
  • Montagem de uma árvore de Natal
  • Jogo de imagem e ação com tema natalina
  • Culinária natalina (biscoitinhos, rabanada, pudim Natalice, cupcake)
  • Sessão de cinema com filmes temáticos de Natal
  • Oficinas manuais para a fabricação de bolas de Natal e decorações recicladas

Prepare uma apresentação para os pais

Ao encerrar as atividades, você pode preparar uma apresentação para os pais na festa de final de ano da escola. Pendure as produções das crianças na sala de aula ou em uma área externa, para que os pais possam apreciá-las. Convide os pais para virem na sala de aula, onde as crianças irão dançar, pintar e brincar, mostrando o que aprenderam ao longo do projeto.

Essas são algumas sugestões para organizar um plano de aula para a semana de Natal, adaptando-o de acordo com as necessidades e recursos disponíveis em sua escola. Lembre-se de respeitar a diversidade de inspiração e transmitir o verdadeiro significado desses dados tão especiais.

Espero que essas sugestões tenham sido úteis. Caso queira esse quebra-cabeça natalino é só clicar no link https://drive.google.com/file/d/1Wsktm5CfmiFjqNpPQczjZ5uCQ6GvC-aL/view?usp=sharing ou na imagem amarela abaixo. Um grande abraço e boas festas!



CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O QUEBRA-CABEÇA.👇


Códigos alfanuméricos da BNCC

Educação Infantil  - O EU, O OUTRO E O NÓS   
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Ensino Fundamental 
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda


Se quiser poderá colaborar com o BLOG👊 via PIX: psicopedagogalilianlopes@gmail.com



Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 



Exemplo de citação no padrão da ABNT

LOPES, Lilian Marcia. QUEBRA-CABEÇA: Sinos de natal, PSICOPEDAGOGA LILIAN LOPES ATIVIDADES PARA EDUCADORES, Santos, 12 de dez de 2023. Disponível em: <https://www.psicopedagogalilianlopes.com.br/2023/12/projeto-para-semana-do-natal.html

📲Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.🌹

Postar um comentário

0 Comentários