Classes Gramaticais - Planejamento e atividade para baixar

        Classes Gramaticais para Ensino Fundamental I

    Maravilhoso nós, enquanto professores, introduzir novos conhecimentos para os nossos estudantes. É gratificando ver a carinha de felicidade quando aprendem algo novo. Hoje nós vamos falar sobre as classes que fazem parte da nossa Língua Portuguesa. Vamos ler o texto abaixo, observando as palavras sublinhadas.



Planejamento

Eixo: Análise e reflexão sobre a Língua

Conteúdo: Classes Gramaticais

Objetivo: Compreender que há vários tipos de palavras (classes gramaticais) e que elas têm funções diferentes.

 

Situação didática: Ao iniciar a aula, realizar a leitura deleite, destacando no quadro as palavras grifadas. Explicar aos alunos sobre o tema de hoje. Fazer perguntas como:

·        -- Quais palavras que eles conhecem que são nomes de coisas ou de pessoas?

·        -- Quais são usadas para expressar uma ação?

·       -- Quais representam qualidades ou características de coisas ou pessoas?  

    Neste momento, escrever as dez classes de palavras na lousa (Substantivo, adjetivo, pronome, verbo, artigo, preposição, conjunção, interjeição, adverbio e numeral). Realizar uma breve e clara definição de cada uma. Depois de explicar cada uma delas, entregará a folha impressa para os alunos, onde constará as 10 classes de palavras e a letra de uma paródia. Posteriormente, a professora colocará o vídeo com a música para que os alunos acompanhem com auxílio das informações escritas na lousa, possam indicar as classes gramaticais das palavras destacadas.

 

Sugestões de atividades:

·      Separar em 05 grupos para que cada um realize uma paródia com duas Classes Gramaticais para apresentar para a turma;

·      Bingo;

·      Quiz on-line ou no caderno.

 

Recursos: Lápis preto, borracha, folha impressa e Datashow.

Avaliação: Deve ser avaliada a participação do aluno e a capacidade de discriminar as diferentes Classes Gramaticais.

Observações: _____________________________________________________________________________________________

 
Como trabalhar com Bingo?

Cada aluno receberá uma cartela com frases diversas, sendo que em cada uma delas, há diferentes termos marcados. Com o sorteio das classes - substantivos, adjetivos, preposições, etc. - o aluno observa sua cartela e analisa os termos sublinhados, marcando-os conforme a combinação feita. Determine se o bingo vai ser em L, T, colunas laterais, etc. Vence o aluno que conseguir marcar primeiro a sua cartela.







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